- Fuzil de Assalto IA2 5,56 Imbel
Antes da abertura do mercado para a entrada de novos produtos relacionados a armas e munições, a Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL) forneceu para a Polícia Militar de SP o Fuzil de Assalto 5,56 IA2, que a partir de sua aquisição passou a ser o mais potente armamento dos policiais militares de São Paulo.
Construção
Com o cano forjado a frio, ferrolho rotativo, guarda mão com chapa defletora e isoladora de temperatura, carregador com capacidade para 30 tiros, padrão Otan, e coronha rebatível em polímero, trata-se de um equipamento robusto e até certo ponto pesado, chegando a 3,400 kg quando carregado.
Impressão
O projeto da arma sugere uma fusão entre o PARAFAL e o G36C da HK, sendo que o que mais se destaca no equipamento é a simplicidade de operação e a possibilidade de acoplamento de diversos tipos de acessórios.
Utilização
Para utilização como apoio em ocorrências de alto risco, o armamento dá poder de fogo suficiente para a confrontação. O sistema de funcionamento permite três ações: semiautomático, automático e repetição.
Treinamento
Por causa do peso não é imaginável que esse equipamento seja utilizado como primeira arma pelo patrulheiro, uma vez que 12 horas de turno carregando essa arma seria uma prova de resistência. Por isso, é dedutível que seja para utilização em situações específicas, que determinem a necessidade de um poder de fogo maior por parte do policial.
Conclusão
A arma foi inicialmente projetada para utilização nas forças armadas, em situações de combate e guerra. A utilização em confrontos em áreas urbanas sugere que o operador tenha critério e domínio do equipamento profundamente assimilado. Por isso é importante ao patrulheiro o condicionamento da memória muscular na utilização deste e de todos os outros equipamentos disponíveis.